A DSD Challenge



É uma iniciativa jovem de empreendedorismo social, que surgiu como resultados da constatação do facto de poucos moçambicanos estarem a tirar proveito do crescimento que a macro-economia nacional está a observar, e também como lição da crise financeira mundial de 2008 e o impacto que a mesma teve sobre a classe media não devidamente informada em quase todo mundo.
A iniciativa, fundada por Felisberto Sábado Botão, Eng, Civil, empreendedor e empresário, espera manter cada vez mais pessoas informadas sobre política monetária, transacões bancárias, poupanças, seguros, mercado de acções, demontracões financeiras, pequenos negócios e caridade, para garantir que as pessoas tomam uma decisão consiente sobre suas despesas, o dinheiro, poupança e investimentos para a contrucao de activos, alavancando o momento fértil que a economia do pais vem observando nos últimos anos, melhorando assim a segurança financeira das famílias, para uma sociedade equilidade e auto-sustentável.
Ou seja, criar poder de compra numa sociedade educada, para que possa gastar conscientemente, levando uma qualidade de vida á sua escolha.
Para este fim, a DSD Challenge desenvolve, para além de artigos financeiros no jornal, seminarios de formaçao em finanças pessoas e também apresentações públicas sobre negócios e oportinidades de negócios que possam gerar ganho de capital ao alcance da maioria das pessoas.

Missão

A missão é promover a independencia financeira, pricipalmente da classe média, através da educaçao financeira, via medias, publicaçoes , e eventos; e promoçao de oportunidade criaçao de riqueza, nomeadamente através de criaçao e desenvolvimento de comunidades de consumo, através do sistema de marketing multinível, com foco nas mulheres.

Visão

A visão e tornar-se uma referencia regional e uma opçao como centro de soluçoes integradas nas finanças pessoais e oportunidades de criaçao de riqueza.

Objectivos Gerais

a) Oferecer oportunidade a um maior número possível de pessoas, no país e na região, para aprender e implementar, um modelo fácil de geração de renda suplementar, sem perturbar o curso normal das suas actividades quotidianas, na escola ou no trabalho.

b) Oferecer educação financeira gratuita ao público, como um veículo para as suas liberdade e segurança financeiras.

Equipa

O projecto é dirigido, a nivel de estratégias e concepçao, pelo Engenheiro Civil, Felisberto Sábado Botão, com cerca de 20 anos de expereriênca no mercado. Entre várias áreas de expereriênca destacam-se a gestão portuária durante 4 anos, gestão imobiliária durante dois anos, gestão de património durante 2 anos, direcçao de obras ferroviárias durante dois anos gestão de infra-estruturas nos últimos cinco anos. Em quase todos os casos na posiçao de direcçao ou gestor de equipa de campo.
Outra informaçao de relevo que possui formaçao em areas específicas como gestão imobiliária; gestão de projectos; marketing, venda e negociaçoes; gestão e auditoria da qualidade finanças para gestores não financeiros e ainda tecnicas de investiments, e tem um MBA em liderança pela Universidade de Liverpool, do Reino Unido.
Tem no seu quadro operacional, um coordenadora Geral, Manuel Mozangal, formada em história e geografia pela Universidade Pedagódica de Moçambique uma coordenadora de administração  e Finanças, Elsa Campira, formada em Administração de empresas; uma coordenadora comercial e clientes, Nelva Mite, formada em Turismo, uma responsavel pela Logistica e Vendas, Chica Lisboa, formada em Contabilidade e Auditoria, um responsavel pela Tecnoligia e informação, Daniel Gimo, formada em Electronica.
O projecto recorre várias acessorias, nomeadamente a Projenity, para área de ferramentas de gestão e I.T;